portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Logo Simposio 2024 Logo Malaria 2024

Sobre o Evento

A Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM) é o evento técnico-científico mais tradicional realizado no Brasil há mais de 35 anos, agregando a comunidade envolvida na pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e controle da malária. Sua primeira edição ocorreu em 1986 na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro e retorna ao Norte do Brasil após mais de uma década de edições realizadas em cidades da região Extra-amazônica.

Durante este período, o evento técnico-científico vem recebendo apoio de diferentes instituições, empresas, órgãos públicos e agências de fomento à pesquisa, como Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP), Instituições de Ensino Superior (IES), Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre outros apoiadores.

A XVII RNPM ocorrerá na cidade de Belém, estado do Pará, no período de 6 a 9 de novembro de 2024. Esta edição da RNPM na cidade de Belém ocorrerá em um momento muito estratégico. O município de Belém vive a efervescência dos preparativos para sediar, em 2025, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), evento que visa apoiar a agenda do Brasil e demais países amazônicos em questões ambientais e situações correlatas. Ao longo de 2023, diversos encontros e mobilizações plurissetoriais com autoridades nacionais e internacionais e sociedade já ocorreram na cidade de Belém, preludiando o evento. Ainda em 2023, Belém também foi palco do lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Malária, que teve como objetivo uma meta prioritária do Ministério da Saúde, que é a eliminação da doença no Brasil até 2035. E, pela primeira vez, a campanha foi lançada na região Amazônica, que é foco prioritário da mobilização.

A data de início da XVII RNPM, 6 de novembro, é igualmente significativa, pois celebra o Dia da Malária nas Américas. Este dia é uma grande oportunidade para a região Amazônica brasileira, que é endêmica para a doença, atrair atenções de diversos setores sobre a premência de ações contra este agravo, destacando as responsabilidades e desafios dos países Pan-amazônicos que concentram casos da doença, como o Brasil.

As sucessivas edições bienais da RNPM têm conseguido reunir sob o mesmo teto uma massa crítica de profissionais altamente representativa da comunidade que enfrenta a malária no Brasil, além de discentes das áreas correlatas ao tema central, suplantando as mais variadas barreiras. Tradicionalmente, pesquisadores estrangeiros de renome também participam e abrilhantam este encontro técnico-científico. E a grande participação de estudantes de todos os níveis é um dos pontos fortes, ajudando a criar uma comunidade científica coesa, na qual seus participantes conhecem a realidade em seu estado da arte, bem como as atividades dos pares.

Em linhas gerais, a RNPM tem por objetivos principais:

a) Contribuir para a Integração da Pesquisa com as Ações de Controle:

  • Promover a integração da pesquisa em malária com as atividades de controle da doença, facilitando o diálogo entre cientistas e profissionais de saúde de diferentes níveis de atuação.
  • Facilitar a troca de informações entre a bancada de laboratório e as atividades de campo.
  • Apresentar as mais recentes descobertas/evidências científicas relacionadas à malária e discutir como estas descobertas podem ser aplicadas nas políticas de combate à doença.

b) Debater sobre Estratégias de Eliminação da Transmissão da Malária no Brasil:

  • Fomentar debates acerca das estratégias de eliminação da transmissão da malária no Brasil.
  • Analisar os desafios, oportunidades e perspectivas para alcançar a eliminação da malária como problema de saúde pública.
  • Identificar boas práticas e lições aprendidas em outras regiões e países, que possam ser aplicadas no contexto brasileiro e Pan-amazônico.

O diálogo entre pesquisa e controle da malária no Brasil é um caso exemplar de sucesso.

Demandas reais do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária (PNCM) e da recém-criada Coordenação de Eliminação da Malária (CEMA) têm servido como base para grande número de pesquisas e, por outro lado, resultados de pesquisas de grupos brasileiros têm orientado a adoção de ações pelo PNCM, como também estão servindo de subsídios para a agenda de trabalho a ser adotada para o plano de eliminação da doença, conforme os diferentes cenários epidemiológicos.


APOIO E ORGANIZAÇÃO

Quem faz o XVII RNPM

#XVIIRNPMEUVOU!
XVII RNPM © 2024. Todos os direitos reservados.